pesquisas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LABIRINTITE

1. Colocar sete folhas de mangueira dentro da fronha do travesseiro, por 21 dias. No dia seguinte, retirar as folhas e joga-las em agua corrente.

LEITE MATERNO



1. Para secar o leite materno, após desmamar a criança, colocar duas folhas de sabugueiro, em cruz, sobre cada um dos seios.
2. Para ter abundancia de leite apos o parto, tomar cerveja preta em todas as refeições.
3. Para diminuir o leite, passar sobre os seios um pente fino.
4. Para secar o leite, após desmamar a criança, cortar alguns talos de mamona em pedaços de aproximadamente um centimetro. Passar um cordão virgem por entre os talos e fazer um colar para a mulher usar no pescoço. 0 colar só pode ser tirado na hora de tomar banho, e ao secar deve ser substituido por novo.
s. Para secar o leite materno, fazer um colar com os frutos da carrapateira (mamona), passando entre eles um cordao virgem. Dar para a mulher usa-lo durante sete dias.
6. Para ter bastante leite, após o parto, a mulher deve pedir um pouco de farinha "pelo amor de Deus", a sete pessoas, e fazer um mingau com ela. Comendo o mingau tera bastante leite.
7. Para não endurecer o leite do peito, cortar um talo de folha de carrapateira (mamona) em nove pedaços. Passar um cordão entre eles, fazendo um colar para usar pendurado no pescoço. Todos os dias, ao acordar, tirar um pedaço de talo e jogar pela janela.
8. Para secar o leite do peito, fazer um rosario com talos de carrapateira (mamona) e usa-lo no pescoçoo. Todos os dias rezar uma oração e tirar o talo referente a ela. Quando o rosário estiver desfeito, o leite secara.
9. Para ter leite em abundancia após o parto, a mulher deve usar no pescoçoo um rosario feito com cordão e sementes do capim-de-rosario e reza-lo diariamente, até que as sementes sequem.



LAGRIMAS AO CORTAR CEBOLA

1. Colocar tres palitos de fosforo sem uso, nos labios, com a polvora para fora, um em cada lateral dos labios e um no centro, enquanto estiver corntando as cebolas.


LARINGITE

LOBINHO

LOUCURA

LOBISOMEM

LOMBRIGUEIRO

LUXAÇÕES

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PESCOÇO (mal jeito)

1. Ao dar um mau jeito no pescoço, colocar em torno dele uma meia de homem, e deixar por um dia.

sábado, 8 de maio de 2010

MACHUCADOS E MANCHAS DE SANGUE

MANCHAS NA PELE

MANCHAS DE ÓLEO EM TECIDO

MANTER OS CABELOS LOUROS



MAU CHEIRO NAS AXILAS

MANTER UNHAS E CABELOS CURTOS

MAU HALITO (BAFO)

1. Mascar um pedaço de papel branco e limpo, por dois minutos, pela manha e a tarde.
2. Tomar diariamente, em jejum, chá de marcela

MAU OLHADO

1. Para tirar mau olhado de criança pequena, o pai, ao chegar em casa, deve colocar a criança deitada no chão, em frente a porta principal da casa e passar sobre ela tres vezes, em cruz.
2. Para evitar mau olhado, ao cruzar com allguem que possa transmiti-lo, fazer uma cruz com os dedos.
3. Passar a criança que está com mau olhado tres vezes entre as pernas de um homem.
4. Colocar uma peneira sobre a cabeça de quem está com o olhado e bater com uma colher de pau, durante tres sextas-feiras seguidas.
5. Todas as vezes que sair de casa, vestir a criança com uma peça de roupa do lado avesso, para evitar que pegue mau olhado.
6. Plantar no jardim ou num vaso um pé de comigo-ninguem-pode , e rega-la diariamente.
7. Colocar atras da porta de entrada da casa dois galhos de arruda em forma de cruz, presos por uma ferradura.
8. Passar uma faca nove vezes sobre a cabeça e os ombros da pessoa que esta com 0 olhado, rezando 0 Credo.
9. Para tirar olhado de criança, virar uma calça do pai pelo lado avesso e fazer com as pernas da calça uma cruz sobre a criança.
10. Colocar atras da porta da casa uma ferradura de sete pregos.
11. Para evitar mau olhado na pesca, pintar um olho na frente da embarcação.
12. Colocar um copo virgem com agua atras da porta. Mudar a agua de sete em sete dias.
13. Para evitar mau olhado para o bebe, defumar toda a roupa da criança com alfazema.
14. Para evitar mau olhado no rebanho, atar frutinhas silvestres no rabo dos animais.
15. Fazer um breve com os dentes de uma caranguejeira e colocar no pesço da criança.
16. Para evitar mau olhado em bebe, colocar uma figura preta nas costas da camisinha que ele estiver usando.

MAU HUMOR

MAUS FLUIDOS

MEDO

MELHORAR A VÓZ

MEMÓRIA

MORDEDURA DE COBRA

1. Dar aguardente a vitima, até que ela se embriague. Fazer um corte na pele, no local da mordida e sugar o sangue, cuspindo-o fora imediatamente. Depois de ter tirado bastante sangue, colocar fumo mascado sobre a ferida.
2. Para evitar o ataque de cobras, levar no bolso um toco de cipó.
3. Uma pessoa que tenha visto a cobra, e não tenha sido mordida, deve dar uma cuspida na boca da pessoa que foi mordida, para atacar 0 veneno.
4. Para evitar mordedura de cobra, levar no cós da calça uma folha de mate pega por acaso.

MORDEUDURAS

1. Se a mordedura for de um animal perigoso, colocar as mãos sobre brasa ou fogo, recebendo o vapor quente pelo tempo maximo que aguentar.
2. Ao sentir uma mordida ou picada, passar alho no local, para tirar o veneno.
3. Quando for mordido por um cachorro, mascar fumo e depositar a saliva sobre a ferida.
4. Ao ser mordido por uma lacraia, subir num pilão e dar três pulos. Em
seguida, passar alho no local ferido.
5. Se for mordido por um lacrau, mata-lo e amassa-lo sobre a ferida. Após, subir num movel de madeira e urinar sobre a ferida.

MENOPAUSA

MOSQUITOS E MOSCAS

1. Virar para o enxame, fazer uma cruz com os dedos indicadores e dizer:
"Moscas, deixem de nos perturbar. Vão para a casa de fulano" (dizer o nome de um vizinho).
2. Para que as moscas não fiquem dentro de casa, cozinhar um ramo de artemisia numa vasilha com leite de cabra. Deixar esfriar e passar pelas paredes e pelo chão da casa.
3. Para espantar os mosquitos, colocar um prato com cinco colheres de água, duas colheres de mel de abelha e uma colher de arsenico num local alto da casa. Tomar cui dado para que não fique ao alcance de nenhuma criança, pois o arsenico é veneno.

NARIS ENTUPIDO

1. Colocar um pano molhado com alcool sobre a nuca e deitar a cabeça para trás.

NERVOSO

1. Rasgar em cruz tres folhas de laranja-da-terra. Depositar em um copo com água filtrada. Deixar descansar por meia hora e ir tomando aos poucos, sempre repondo mais água, durante tres dias.

SEIOS (NORMALIZAR)

1. Depois de amamentar o bebe, para a mulher ter seus seios normalizados deve retirar um pouco de leite e colocar numa caneca para ferver, até que seque.

NOMES

1. Para saber o nome do futuro namorado, na noite de Sao João , dar uma esmola ao primeiro mendigo que encontrar e perguntar-lhe o nome. Este será o nome do namorado.
2. Para saber se a criançça será saudável, não colocar-lhe o nome de algum parente ja falecido.
3. Para saber o nome do futuro namorado, na noite de Sao João ir ate um pé de bananeira e cravar uma faca virgem até o cabo, no tronco da bananeira. Voltar na manhã seguinte e ler o nome que ficou gravado no cabo.

OBJETOS PERDIDOS

1. Torcer um lenço e dar três nós, dizendo: "Amarro o rabo da macaca e enquanto não achar o que procuro, não desamarro este rabo." Procurar o que perdeu, sempre com o rabo da macaca ao lado. Quando achar, desfazer os nós.

ODOR DE TINTA

1. Para evltar sentir-se mal com o cheiro de tinta fresca, colocar duas bacias com agua fria nos cantos da comodo recem-pintado.

OLHOS

1. Colocar três pedrinhas de sal grosso no sereno durante uma noite. Na manhã seguinte dilui-las em um copo de água. Derramar essa água nos olhos do doente, enquanto ele invoca o nome de Santa Luzia, três vezes seguidas.
2. Amassar cinco grãos de gergelim até que vire pó. Polvilhar esse pó sobre os olhos antes de dormir.
3. Arrancar a perna de um grilo e extrair o tutano. Friccionar esse tutano duas vezes no olho inflamado e joga-lo sobre uma pedra.
4. Se a criança nasceu com os olhos purulentos, guardar um pedaço do umbigo. A noite, deixar no sereno um copo com água e na manhã seguinte colocar o umbigo recem-cortado na água. Deixar descansar por tres horas e aplicar gotas dessa agua nos olhos da criança, como colirio.
5. Raspar a madeira da porta principal da casa e colocar as raspas numa vasilha com agua. Deixar ferver por cinco minutos e dar o chá ainda morno, coado, para o paciente beber.

ODOR RUIM NAS AXILAS

1. Misturar o suco de um limão com cinco gotas de vinagre e sal, até fazer uma pasta mole. Aplicar essa pasta nas axilas e deixar descansar por uma hora. Lavar com agua corrente.
2. Esfregar urm lenço novo nas axilas e lança-lo no caminho, sem voltar-se para tras.
3. Ao amanhecer esfregar limão podre nas axilas. Lavar somente antes de dormir.

OUVIDO

1. Colher uma palmatoria-grande (planta da familia das Opuntia) e espremer. Recolher o sumo e pingar em gotas no ouvido dolorido.
2. Retirar a maraca de uma cascavel, corta-lo e amassa-lo. Aplicar o pó no ouvido dolorido, com um chumaço de algodão.
3. Amassar uma batata até que vire uma pasta. Introduzir essa pasta no canal auditivo.
4. Colocar sobre o ouvido dolorido uma flor de coronha apanhada ao amanhecer.
5. Introduzir no ouvido dolorido a cauda do tatu-peba.

PANARICIO


1. Misturar uma gema de ovo com tabaca em pó e aplicar a massa sobre o dedo afetado pelo panaricio. A seguir envolve-lo com um pano vermelho.
2. Triturar pevides de marmelo até que fique uma massa e aplica-la sobre o panaricio, enrolando a seguir o dedo em um pano branco e virgem.
3. Matar um galo-de-campina (passaro tambem conhecido como cardeal abrindo-o ao meio. Colocar uma das partes ainda em estremecimento sobre o dedo afetado.
4. Colocar para ferver cinco folhas de tabaco, tres dentes de alho, duas colheres de açucar e um pedaço de sabão, numa vasilha com agua. Deixar esfriar por 15 minutos e banhar o dedo na mistura por uma hora, tres vezes ao dia.
5. Colocar duas colheres de sal num copo de água. Deixar descansar por três minutos e acrescentar seis pingos de leite de bananeira. Deixar descansar por mais tres minutos e acrescentar farinha, ate fazer um pirão. Dar então para o doente comer.
6. Abrir ao meio um galo-de-campina (passaro tambem conhecido como cardeal). Introduzir o dedo afetado na ave e amarrar com panos velhos. Deixar assim por um dia inteiro.

PAI CHEGAR CEDO EM CASA

PANCADAS

1. Tomar uma xicara de toucinho derretido e quebrar a xicara em sete pedaços.

PARTO

1. Para aliviar as dores do parto, coloear sobre a parturiente um couro de raposa.
2. Para apressar o nascimento da criança, dar para a parturiente beber um copo com água, pimenta-do-reino, alho e sal, e depois chamar uma Maria que seja virgem, para bater nos quadris da mulher.
3. Para apressar o parto, o pai da criança deve pegar um machado e bate-lo em três esquinas da casa, como se estivesse cortando madeira.
4. Para evitar dores de parto, colocar um gamba dentro de casa.
5. Para apressar o nascimento da criança, esquentar um ovo de galinha caipira e dar para a parturiente beber.

PÉS

1. Para curar pé destroncado, pedir para uma mulher gravida pisar tres vezes com o pé esquerdo em cima do pé destroncado.
2. Para curar pé inchado, colocar uma colher de amoniaco, sal grosso e um pedaço de fumo de rolo numa vasilha com água e deixar no sereno por algumas horas. Após, deixar o pé de molho nessa água por tres horas.
3. Para aliviar as dores de uma torção no pé, aplicar no local um emplastro de breu com clara de avo.
4. Para pé torcido, esquentar uma colher de azeite, colocar uma folha verde sobre a torção e derramar o azeite por cima, cuidando para nao atingir a pele.
5. Para pé torcido, colocar um litro de água numa vasilha de barro para ferver. Despejar então numa bacia e colocar a vasilha dentro da bacia, com a boca para baixo. 0 doente deve colocar o pé sobre o fundo da vasilha de barro e outra pessoa, com uma agulha e linha, fazer movimento de costura em volta do pé, dizendo: "0 que e que eu coso (costuro)? Pe torcido, isso mesmo eu coso.

PARALISIA DA FACE

1. Amassar um galho de arruda, um galho de hortelã-miuda e um galho de fedegoso, e extrair o sumo. Aquecer esse sumo em igual quantidade de oleo de ricino. Tomar um copo sempre as cinco horas da manhã, durante sete dias. A contar do inicio do tratamento.. passar 10 dias dentro de um quarto, evitando pegar vento, água ou fazer exercicios.

PATO

PELE SECA (ASPERA)

1. Para afinar a pele, numa noite de lua nova fazer espuma de sabonete nas mãos e misturar com uma colherinha de açucar até ficar uma pasta. Mostrar a pasta a lua, dizendo: "Tua beleza será tambem minha e minha pele te fará inveja." Massagear a face com essa pasta, deixar secar e lavar com agua corrente.

PERNAS

1. Para fortificar as pernas de uma criança, durante tres terças-feiras e tres sextas-feiras seguidas, colocar a criança em pé dentro de um pilão, e deixa-la ali par 30 minutos.
2. Para desinchar uma perna, esquentar uma folha de samambaia e coloca-la ainda morna sobre a inchção. Amarrar com um pano virgem e deixar até desinchar.
3. Fazer um chá com folhas de maracujá e banhar as pernas com o preparado frio.

PESSOAS AUSENTES

1. Para saber noticias de uma pessoa que esta ausente, de 21 em 21 dias
colocar um papel com o seu nome escrito numa vasilha branca e virgem com um pouco de mel de abelha e açucar, num canto da sala.
2. Para atrair uma pessoa que esta ausente, quando o Sol estiver se pondo no horizonte, pedir para uma menina de sete anos ir embaixo da mesa da sala e chamar bem alto o nome da pessoa que esta ausente, sete vezes.
3. Durante sete dias seguidos, colocar uma vela branca acesa dentro de um copo de agua. Ir com ela até a area de serviço e rezar tres Creio-em-Deus-Pai, chamando a pessoa que gostaria de ver.

PESADELOS

1. Espalhar sobre a cama alguns grãos de canfora e algumas folhas de berdoega (planta tambem conhecida como portulaca).

PERCEVEJOS

1. Para espantar percevejos de um quarto, colocar no centro do comodo um fogareiro com sete brasas e sete pimentas, uma em cima de cada brasa. Deixe ali até as brasas apagarem.
2. Colocar três pimentões vermelhos dentro de um fogareiro, para torrar. Quando eles estiverem fumegando coloca-los embaixo da cama.

PICADA DE ABELHA

1. Colocar sobre a parte dolorida um objeto de ouro ou de aço, para evitar que fique inchado.
2. Para evitar picada de abelha, untar o corpo com sumo de malvaisco (planta tambem conhecida como malvavisvo, misturado em igual quantidade com azeite-doce.
3. Apertar uma aliança de ouro em volta do local picado, ate ficar a marca da aliança.

PESSOAS INDESEJÁVEIS

1. Para que uma pessoa indesejavel não volte mais, assoprar em suas costas um punhado de po de sumisso ou raspas de veado.
2. Quando a pessoa for embora, jogar no seu rastro um punhado de sal grosso.

PICADA DE ARANHA

PICADA DE ESCORPIÃO

PICADA DE INSETOS

PICADA DE MARIMBONDO

PIOLHOS

1. Espremer um pé de erva-santa (planta tambem conhecida como cipó-capador), e aplica-lo sobre o local que os piolhos estão atacando, por tres dias consecutivos.

PISAR EM PREGO

1. Quando pisar num prego, pegar o mesmo, fazer com ele uma cruz no chão e enterra-lo num sebo de boi ou de carneiro.
2. Ao furar o pé com um prego, coloca-lo imediatamente enfiado numa cebola, e prega-lo, com a cebola, numa parede qualquer, para evitar o tetano.
3. Pegar o prego em que pisou e crava-lo numa cebola. Colocar a cebola numa vasilha com água para ferver, por tres minutos. Deixar esfriar e pingar a água no machucado.

PNEUMONIA

1. Cortar dois nabos em fatias de mais ou menos meio centrmetro. Coloca-los em camadas numa vasilha, intercalando-os com camadas de açucar. Deixar no sereno por uma noite e no dia seguinte colocar o liquido que se formou num vidro. Tomar uma colher de sopa deste liquido, duas vezes por dia.
2. Matar uma qalinha d'angola, limpar e juntar numa lata a água com que ela foi lavada e as penas. Cozinhar a galinha sem prova-la. Dar para o doente comer o quanto quiser. O restante juntar com as penas e dar a lata com todos os detritos para o doente jogar em água corrente.

PRENDER UMA PESSOA

1. Partir uma banana madura, com casca, em sentido longitudinal, e colocar mel e açucar. Escrever sete vezes o nome da pessoa que quer prender, num papel. Unir as partes da banana, passar o papel em volta e enrolar a banana com linha virgem. Guardar a banana por 24 dias e no primeiro dia de lua cheia depois deste prazo, enterra-la no pé de uma arvore.

PRESSÃOALTA (HIPERTENÇÃO)

1. Colocar uma colher de alpiste numa canéca com água. Deixar ferver até que a água fique reduzida a metade. Coar com um pano virgem e dar para o doente beber.
2. Pressionar com força a ponta do dedo minima direito, até que a unha fique roxa. Repetir a operação sempre que sentir palpitação.
3. Fazer um chá de oliveira, com 13 folhas, e deixar gelar por um dia. Tomar sempre que tiver sede, podendo substituir a água pelo chá
4. Usar diariamente uma nós moscada no pescoço, presa por um cordão de linha virgem.
S. Colocar uma colher de alpiste em uma caneca com água e deixar ferver por 15 mintuos. Tomar 0 liquido tres vezes por dia.

PRISÃO DE VENTRE

1. Colocar uma colher de sopa de mel em um copo de agua morna e beber em jejum.
2. Colocar um copo de agua no sereno durante uma noite. Na manha seguinte tomar a agua em jejum.

PROCESSOS

1. Para apressar o andamento de um processo que esteja na justiça, fazer um buraco no tronco de uma arvore e colocar dentro do buraco um papel com o numero do processo escrito. Fechar o buraco e acender sobre ele uma vela do signo da pessoa interessada

PULGA DE BICHO (bicho de pé)


1. Para tirar do pé a pulga-de-bicho ou pulga-do-olho-branco (assemelha-se ao que no Sui se conhece por bicho berne), encostar sobre ela um pedaço de toucinho fresco e amarrar no pé. Deixar assim até que o bicho tenha passado para o toucinho.

Bicho-do-pé ou pulga-da-areia

A tungíase, conhecida como "pulga-da-areia", "bicho-do-pé", "pulga-de-bicho" ou "bicho-do-porco", é provocada pela Tunga penetrans. É a menor espécie de pulga que se tem notícia, com um milímetro de comprimento. Esse ectoparasita ataca humanos e suínos.
Muitas pessoas já tiveram a dolorosa experiência de precisar tirar o "bicho-do-pé", depois de passar as férias no litoral. Apesar de ser um problema passageiro para a maior parte das pessoas, em comunidades pobres, a Tunga penetrans é endêmica e uma grave questão de saúde pública.


Infecções

O ciclo de vida da Tunga não dura mais de 15 dias. Por isso, a tungíase é negligenciada. Nos casos em que a pessoa sofre sucessivas infecções causadas por essa pulga, pode chegar a ter até 200 desses insetos sob a epiderme, a camada externa da pele.
Isso causa lesões sérias. As feridas abertas servem como um portal para diversos microorganismos causadores de doenças. À infecção bacteriana dos ferimentos pode seguir-se de tétano e gangrena.


Alergias

Tanto seres humanos como cães e gatos podem apresentar reações alérgicas ao serem picados por pulgas. Esse é um grande desconforto, pois a região mordida apresenta forte prurido. O ato de coçar-se aumenta a ferida, que pode infeccionar. Há casos de cães e gatos em que a pelagem dá lugar a lesões sérias.

Prevenção

Em ambiente doméstico, em especial quando se possui animais de estimação, deve-se manter a higiene. Além desse cuidado, recomenda-se a dedetização periódica do ambiente, sempre com orientação profissional.
É importante lembrar que todos os produtos antipulgas podem intoxicar animais de estimação e crianças se não forem utilizados segundo as recomendações do fabricante.
Também é recomendável procurar orientação veterinária, para que o combate às pulgas seja eficaz e não prejudique outros seres que vivam no mesmo ambiente

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PULGAS


1. Para acabar com as pulgas, colocar um saquinho com 13 folhas de hortela embaixo do colchão.
2. Colocar erva-de-santa-maria, embaixo do colchão.
3. Colocar duas porções de solimão numa vasilha com agua para ferver. Varrer bem a casa e borrifa-la com essa poção. Se houver cachorro em casa, banha-lo tambem com essa agua e deixar secar ao natural, sem enxugar.
4. Espalhar pela casa 13 galhos de hortelã.

PUGÕES DA COUVE


1 Colher todos os pés da horta, deixando somente tres, espalhados. Sobre estes, borrifar ao meio-dia meio litro de vinagre.

QUEIMADURAS


1. Para abrandar as dores de queimaduras do sol, colocar rodelas de tomate sobre 0 local dolorido.
2. Fazer um creme com duas colheres de vinagre e cal, ate ficar em ponto de manteiga. Aplicar sobre a queimadura, com uma pena de galinha, e cobrir com uma folha de bananeira amolecida no fogo.
3. Para abrandar as dores de queimaduras provocadas por lagartas, passar querosene no local e depois esfregar uma vela em cruz sobre a queimadura.

QUISTO CEBACEO (lobinho)


1. Para curar lobinho, deixar-se morder por uma criança chamada Maria

QUEBRANTE


1. Entrelaçar uma figa de gume e uma figa de arruda numa fita preta e usa-las no pesço.
2. Prender uma figa de coral numa fita cor-de-rosa virgem e usa-la no pescoço.
3. Para cortar a força de um despacho ou mau olhado, despejar a primeira urina do dia sobre uma moringa.
4. Levar preso atras da orelha um galhinho de arruda banhado em agua corrente.

QUEDA DOS CABELOS


1. Cortar as pontas do cabelo na fase da lua cheia.
2. Derreter um tablete de manteiga de cacau e esfregar na cabeça de dois em dois dias, durante dois meses. Neste periodo lavar a cabeça somente com sabão neutro, uma vez por semana.
3. Juntar a agua da chuva do mês de maio e usa-la sempre que lavar a cabeça, até que a agua acabe. Evita a queda e o embranquecimento dos cabelos.

RATOS


1. Passar na peneira uma porção de gesso virgem. Mistura-lo com meia porção de queijo ralado. Colocar sobre pedacinhos de papel, espalhado pelos cantos da casa.

RATOS

1. Passar na peneira uma porção de gesso virgem. Mistura-lo com meia porção de queijo ralado. Colocar sobre pedacinhos de papel, espalhado pelos cantos da casa.

RESFRIADO


1. Pegar as raspas de um jua (fruto do juazeiro) com os dedos e colocar numa vasilha com um pouco de agua e uma colher de açucar. Deixar no sereno por quatro horas e depois guardar dentro de casa ate o amanhecer do dia seguinte, tapado com um pires. Beber a Poção em jejum, e logo depois tomar um banho quente.
2. Fazer um chá com folhas de sabugueiro. Deixar esfriar e colocar num copo branco e virgem. Dar para o doente beber, tres vezes num dia.
3. Colocar numa panela nova, duas canecas de agua, a metade de um limão com casca, um dente de alho descascado, a metade de uma cebola branca, uma batata de cabeça-de-negro e um pouco de jarrinha (trepadeira tambem conhecida como cipo-de-cóbra). Cortar uma cabacinha (tambem conhecida como abobrinha-do-mato) em cruz e colocar dois pedaços, um de cada lado, dentro da panela. Ferver até que a agua se reduza a uma só caneca. Coar num pano e beber, rezando 0 Rosario da Mao de Deus.
4. Colocar numa vasilha meio copo de agua, algumas folhas de chicoria, uma raiz de alteia (tambem conhecida como malvaisco) e algumas folhas de mana. Deixar ferver por 15 minutos. Acrescentar cinco colheres de mel de abelha, deixar ferver por mais cinco minutos e deixar esfriar. Coar com um pano e guardar o xarope num vidro. Em outra vasilha, colocar uma caneca de agua, folhas de marcela (ou macela), erva-cidreira, erva-doce e deixar ferver. Coar e tomar o cha, tres vezes por dia, adoçado com o xarope preparado anteriormente.
5. Fazer um chá de quebra-pedra com pimenta-do-reino e dar para o doente beber pela manha e a noite.

REUMATISMO


1. Para evitar as dores reumaticas, carregar uma batata crua no bolso.
2. Se o reumatismo for na perna ou no braço, colocar respectivamente o pé ou a mão sobre uma terra preta.
2. Fazer o contorno com uma faca virgem e retirar a terra que ficou dentro desse contorno. Colocar a terra dentro de uma vasilha com agua para ferver. Depois de morno, tomar a metade da agua e jogar a outra metade em agua corrente.
3. Cortar um melao-de-sao-caetano em cruz, tirar duas partes de lados opostos e jogar em agua corrente. Com a polpa das outras duas partes, massagear o local dolorido.
4. Fazer uma trouxa de panos velhos e colocar, dentro, cinza do fogão. Dar para uma Maria virgem bater com a trouxa no doente.
5. Fazer um chá com raiz de velame e dar para o doente beber tres vezes por dia.
6. Colocar uma panela com água para ferver. Quando estiver em ebulição despejar sal grosso em cruz e iodo. Deixar ferver par mais tres minutos, despejar num balde e temperar com agua. Banhar o local atingido pelo reumatismo com essa agua morna.
7. Colocar tres folhas de cajueiro num litro de agua. Deixar ferver alguns minutos e depois esfriar. Beber sempre que sentir sede, substituindo agua pura por esse chá.
8. Colocar uma vasilha com agua no fogo. Quando estiver bem quente, despejar uma colher de sal e tres colheres de iodo. Deixar esfriar por 15 minutos e banhar a parte afetada com essa agua.
9. A ferroada de uma formiga vermelha alivia as dores reumaticas.
10. Passar sobre o local dolorido um sapo-cururu e joga-lo novamente na água, para que a doença passe para ele.
11. Cortar uma cascavel em rodelas e cozinha-la em agua sem sal. Servir o caldo para o doente beber antes de dormir, sem que ele saiba do que se trata.
12. Aplicar banha de cagado no local dolorido e deixar descansar par 12 horas. Esperar 24 horas e repetir 0 tratamento.
13. Tirar o couro de uma cobra e deixar curtir. Depois de curtido fazer com ele um cinturao e colocar em volta do local dolarido.
14. Aquecer sebo de carneiro e massagear em cruz a parte dolorida.

RINS


1. Para curar infecções dos rins, colher sete ramos de capim-de-planta (tambem conhecido como capim-do-para e capim-guine) que tenham tres folhas. Colocar 21 folhas num litro de agua com açucar e deixar descansar por tres dias. Tomar uma colher em jejum diariamente.
2. Para dores nos rins, colocar um punhado de alpiste numa xicara e derramar agua fervente em cima. Tapar e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber sem adoçar.
3. Colocar 21 folhas da arvore da carambola numa vasilha com agua e deixar ferver por 15 minutos. Tomar em jejum uma xicara por dia, para aliviar dores nos rins.
4. Colocar a casca de duas tangerinas numa caneca com agua e deixar ferver por cinco minutos. Depois de morno, adoçar e dar para o doente beber. Imediatamente após, faze-lo tomar um banho de assento.
5. Para curar rins inflamados, esquentar um chifre de boi e raspa-lo com uma faca virgem. Colocar as raspas numa vasilha com agua e deixar ferver par tres minutos. Dar para doente beber ainda quente.

ROSAS (plantar)


1. No buraco em que for plantar a roseira, colocar antes tres caroços de milho.

SABER O PENSAMENTO DOS OUTROS



1. Para saber alguma coisa que alguem não quer dizer quando esta acordada, quando esta pessoa estiver dormindo, colocar a mão direita sobre o seu coração e, fazendo uma pequena pressão, perguntar o que quiser saber.

SABER SE VAI MORRER


1. Para saber se a pessoa morrera dentro do próximo ano, ir com outra, a meia-noite de 23 para 24 de junho até a beira de um poço e mirar-se no fundo. A imagem que não refletir será da pessoa que morrera naquele ano.

SALIÊNCIA NO PULSO


1. Colher uma rosa vermelha e colocar oito petalas em cima da saliencia, até que elas sequem. Repetir diariamente até que acabem as petalas da rosa. Durante sete sexta-feiras, começar o tratamento com uma rosa nova.

SANGUESSUGA


1. Para tirar uma sanguessuga que tenha entrado na pele, colocar sobre ela um pedaço de carne de boi crua e esperar que ela passe para a carne.

SANGUE FORTE


1. Para que a crianc;a tenha sangue forte, por sobre o seu umbigo, durante tres dias, tres dentes de alho. Repetir em tres luas cheias.

SAPINHO


1. Buscar a chave do sacrário de uma igreja católica e passar na boca da criança.
2. Passar a barra da saia da madrinha na boca da criança.
3. Fazer um breve com tres tatuzi¬nhos (tambem conhecido como bi¬cho-bola de jardim, pois enrola o corpo assemelhando-se a um tatu-bo¬la) e pendurar no pesço da criança.
4. Dois adultos devem levar a criança ate um chiqueiro. Um fica do lado de fora, com a criança no colo, e outro do lado de dentro. Passar a criança de um lado para outro tres vezes, dizendo:
"Porcos e porcas que comeram aqui, sapo e sapinhos que fiquem aqui."
5. Passar um pano branco virgem na boca da criaça e jogar no fumeiro (chamine).
6. Passar a criança nove vezes sobre a comida dos porcos, fazendo-a babar. Ao mesmo tempo dizer: "Eu te corto, sapinho brabo, da cabeça até o rabo."
7. Limpar o sapinho com um pano de prato usado na cozinha e depois coloca-lo no sol por tres horas. Em seguida queimar o pano e espalhar as cinzas.
8. Separar tres paninhos vermelhos virgens, para limpar os labios da criança e a boca. Com o primeiro, embebido em mel, limpar os labios; com o segundo paninho limpar o ceu da boca, e com o terceiro limpar a lingua. Depois atirar os tres paninhos em cima do telhado.

SARAMPO


1. Para curar mais rapido o sarampo, cozinhar sete grãos de milho em uma vasilha com agua. Depois de cozidos, tira-los da agua e joga-los embaixo da cama do doente. Dar a agua para ele beber, sem que saiba da simpatia.
2. Para evitar que o sarampo atinja os olhos, mastigar um dente de alho e após, soprar nos olhos do doente, duas vezes por dia.
3. Para evitar que o sarampo passe para a cabeça, e atinja os olhos, amarrar uma fita vermelha no pescoço do doente.
4. Colocar uma peneira virada para o sol e olhar através dela. Guardar resguardo por sete dias.
5. Para evitar que o sarampo atinja a cabeça, circular os olhos e a boca com urucum, ou com batom vermelho.
6. Colocar uma lagartixa numa vasilha com agua e deixar ferver por sete minutos. Depois de morno dar o cha para o doente beber, sem que ele saiba como foi feito.
7. Para sarampo incubado sair mais depressa, fazer um chá com folhas de sabugueiro e dar para a criança tomar. Ao mesmo tempo, jogar sete caroços de milho embaixo da cama.
8. Para despertar o sarampo recolhido, cortar uma mecha de cabelo da criança e colocar numa trouxa de pano, junto com fezes de cachorro. Amarrar a trouxa e botar numa vasilha com agua. Quando a agua ferver, o sarampo deve sair.

SARNA


1. Derreter sebo (gordura animal) virgem numa frigideira e estrelar dois ovos. Comer os ovos e passar a gordura sobre a sarna.
2. Misturar flor de enxofre com banha de porco. Untar o corpo com a mistura e ficar ao sol, nú, durante duas horas. Ferver toda a roupa que usou, inclusive a roupa de cama, e jogar a água dentro de um buraco na terra.

SEIOS


1. Para diminuir seios grandes, durante sete sextas-feiras, passar uma colher de pau virgem nos seios, de baixo para cima. Não usar a colher para mais nada. Após a sétima sexta-feira, jogar a colher em agua corrente.
2. Para aumentar os seios, passar três grãos de milho, dando três voltas em torno dos seios, com cada grão. Depois joga-los para um galo comer. Repetir o processo durante 13 sexta-feiras.

SEXO DO BEBE


1. Pegar um coração de galinha, fazer um pequeno talho no centro do coração e cozinha-lo. Se depois de cozido o coração continuar aberto, será uma menina. Se o talho fechar, será menino.
2. Se a gestante ja tiver outros filhos, observar o redemoinho na cabeça do ultimo filho nascido. Se ele estiver bem no centro da cabeça, o próximo será menino. Se estiver caido para um lado, ou se for mais de um redemoinho, o bebe sera menina.
3. Quando a gestante for costurar a primeira peça de roupa do bebe que vai nascer, deve iniciar quando estiver sozinha numa sala. A partir do inicio da costura, observar a primeira pessoa que entrar na sala. Sendo mulher, o bebe sera menina. Sendo homem, sera menino.

SEZÃO, MALARIA (impaludismo)


1. Colocar tres ramos de cabeça-de-negro (arbusto tambem conhecido como araticum-do-campo ou marolinho), cinco frutos de craveiro-do-campo (arbusto tambem conhecido como flor-das-almas) e 10 folhas de pereiro (tambem conhecida como aguilhada) numa vasilha com agua e deixar ferver por cinco minutos. Depois de morno, dar para o doente beber.
2. Torrar uma cebolinha branca e comer em jejum. Na hora em que sentir o frio, dar tres mergulhos num rio.
3. Fazer um rosario com 33 folhas de coirana. Para cada folha, rezar: "Ficate as, sezões, ate quando eu vier te buscar." Pendurar o rosario num lugar e nunca mais voltar la.
4. Colocar o pé do doente sobre uma casca de aroeira e marcar o contomo com uma faca. Recortar o contorno e colocar na cumeeira da casa, ate que seque completamente e se desmanche.
5. Deixar no sereno um copo com agua. Na manhã seguinte misturar com uma colher de farinha e tomar em jejum.

SIFILIS


1. Colocar numa garrafa de agua ar¬dente uma raiz de velame, cinco folhas de chanana (planta tambem conhecida como albina) e uma casca de bordão-de-veho (tambem conhecido como beijão-cru). Deixar descansar por tres dias e após, tomar tres colheres da bebida por dia.
2. Retirar a areia de um formigueiro e fazer fricções com ela sobre o penis.
3. Colocar tres ramas de vassourinha-de-botão numa vasilha com meio litro de água. Deixar ferver ate se reduzir a metade. Tomar o chá quente, sem adoçar, durante sete dias.

SINCERIDADE


1. Fazer um boneco de madeira, com chumbo nos pés, que não tenha o séxo definido (para que sirva tanto para homem como para mulher). De quatro em quatro dias, a meia-noite, colocar o boneco na janela e dizer: "Fulano (di¬zer o nome da pessoa que quer obter sinceridade) de agora em diante, me sera sincero."

SINUSITE


1. Cortar uma cabacinha-do-norte em quatro pedaços. Tirar a casca e colocar numa caneca com agua para ferver. Deixar na infusão por tres dias. Após, coar com um pano virgem e filtrar em algodão. Pingar uma gota por dia em cada narina.
2. Colocar sete folhas de mangueira dentro da fronha do travesseiro. Deixar ali por sete noites e depois joga-Ias em agua corrente.
3. Pegar um torrão de barra, molhar em agua da chuva e dar para o doente cheira-lo com força, sete vezes.

SOLUÇOS


1. Encher um copo com água, tomar um gole e atirar o resto na parede. Depois cheirar a água na parede, com forç;a, ires vezes.
2. Tomar cinco goles de agua sem respirar, pensando: "Bebo as cinco
chagas de Nosso Senhor Jesus Cris¬to."
3. Colocar uma faca sem ponta num copo com agua e deixar descansar du¬rante 13 minutos. Apos, beber tres go¬les e jogar o resto na terra.
4. Beber cinco goles de agua com um lapis na boca.
5. Segurar um jomal com força sobre o estomago.
6. Beber qualquer liquido com as mãos cruzadas para tras do corpo. Ou¬tra pessoa deve dar o liquido para o soluçante beber.
7. Beber um copo de agua cheio, sem encostar na borda do copo.
S. Prender a respiração o maximo que puder, e com ambas as mãos, apertar os pulsos.
9. Pensar numa cruz, imaginando-a com todos os seus contornos, durante mais ou menos 10 segundos.
10. Apertar o pulso bem forte, ate que o soluço passe.
11. Beber 10 goles de agua morna, sem respirar.
12. Colocar um copo com agua vi¬rado para o sol ou para a lua, durante 13 segundos. Tomar então tres goles, dizendo: "Agua de Cristo."
13. Respirar dentro de um saco plas¬tico durante cinco minutos.
14. Molhar com saliva o lobulo da orelha e pressiona-lo com os dedos polegar e indicador.
15. Girar os braços para a frente, er¬guendo-se ao mesmo tempo sobre as pontas dos pés.
16. Engolir ar varias vezes e quando vier o soluço, tentar arrotar. Se conse¬guir o soluço passara.
17. Falar tres vezes a £rase: "Cho soluço, vai, soluc,;o vem, soluc,;o vai para quem nao tern." IBA)
18. Segurar a lingua e puxa-la para fora, mantendo-a nessa posição por tres minutos.

SOLUÇOS EM CRIANÇAS


1. Colocar um pedaço de linha vermelha enrolada sobre o nariz da criança, para que ela preste atençao na linha.
2. Colocar um pedaço de pano ver¬melho umedecido em perfume, na testa da criança.
3. Retirar uma mecha de algodão ou lã do cobertorzinho da criança e colo¬car-Ihe no meio da testa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

SONHAR COM O FUTURO

1. Colocar numa vasilha com um pouco de agua, casca de raiz de cinoglossa (tambem conhecida como lingua-de-cão) 13 sementes de meimendro, extrato de opio, mirra, ébano (insenso), uma colher de castóreo e dois galhos de açafrão. Deixar ferver por 15 minutos, coar e tomar antes de dormir.

SONO DIFICIL (insonia)

1. Para normalizar o sono, colocar sob o colchão uma tesoura aberta, tres dentes de alho e tres galhos de arruda. A cada sete dias, trocar o alho e a arruda, jogando os ja usados em agua corrente.

TER SORTE

1. Dizer tres vezes a palavra "abraca¬dabra", quando for zero hora de um novo ano.
2. No primeiro dia do novo ano, abrir todas as janelas e portas da casa, as¬sim que o Sol nascer.
3. Na primeira hora do ano, comer um prato de lentilha, segurando a co¬lher com a mão direita.
4. Iniciar o ano usando uma peça de roupa virgem.

TEMPESTADES

1. Para parar uma tempestade, jogar na chuva um pedaço de sabão, e pedir a Santa Clara para clarear o tempo.
2. Desenhar um sol no chão e ficar dentro dele por 13 minutos.
3. Para abrandar tempestades, tapar os espelhos da casa e fazer uma cruz sobre a mesa de refeições. Ainda antes de iniciar a tormenta, fazer uma oraçao para Santa Barbara, pedindo protção divina.
4. Para afastar relampagos e trovões, colocar o ramo do Domingo de Ra¬mos dentro de um pires e levar para a rua, deixando na frente da casa.
5. Colocar um ovo de galinha junto ao tronco de uma arvore ou ao pé de uma cerca e acender uma vela pe¬dindo a Santa Barbara para abrandar o temporal.
6. Cobrir os espelhos da casa e dizer tres vezes: "Santa Clara, clareai."

TERÇOL

1. Introduzir 0 dedo indicador da mão direita num buraco na parede e coloca-
lo depois sobre o terçol.
2. Colocar tres sabugos de milho no corredor da casa e atear fogo. Quando o milho estiver bem aceso, o doente deve correr pela casa, gritando: "Cor¬re, fulano, para o sabugo não te pe¬gar." Deve continuar correndo e gri¬tando, ate o fogo se apagar.
3. Ao nascer do Sol, ir ate uma janela onde possa avista-lo nascer, e dizer tres vezes: "Olho redolho que va parar naquele olho."
4. Esperar o por do Sol e nos ultimos minutos ficar observando-o e dizendo:
"Terçol, terçol, vai-te com o SoL"
5. Olhar diretamente para o Sol e, tocando a parte afetada pelo terçol, dizer: "Sol, meu terçol disse que morras tu e viva ele, mas eu digo que morra ele e vivas tu."
6. Friccionar uma aliança de ouro na palma da mão ate aquecer. Depois passar sobre o terçol, tres vezes.
7. Levantar quando o Sol estiver nas¬cendo e, sem falar com ninguem, ir ate a porta da frente da casa, pegar a chave e fazer tres cruzes sobre o terçol. Repetir a operação durante tres dias.
8. Para evitar que o terçol se desen¬volva, tocar a parte de tras do lobulo da orelha do lado do olho afetado, com um chumaço de algodão embe¬bido em iodo.

TETANO

1. Para evitar o mal-de-sete-dias (tetano umbilical), não lavar a criança no seu setimo dia de vida.
2. Quando furar o pé com um prego ou objeto cortante, para evitar o teta¬no, enfiar esse objeto numa cebola e deixa-la exposta ao ar livre, pegando sol e sereno. Quando a cebola apodrecer, joga-la em água corrente.
3. Para curar o tetano umbilical, a mãe da criança deve mostra-la a lua, dizendo: "Lua, luar, toma, tomar, olha esta criança e deixa-me criar. Em nome de Deus e da Virgem Maria."

TIREOIDE

1. Cortar a medida do pescoço numa casca de figueira. Enterrar casca do outro lado da arvore, e nunca mais voltar la.
2. Durante nove sextas-feiras segui¬das, passar um pedacinho de toucinho no local atingido e enterrar em um formigueiro.

TOMBOS

1. Para pessoas que caem desastro¬samente e não apresentam mal especi-
fico, socar duas pedras de carvão no pilão e derramar o pó sobre uma xi¬cara de água fervente. Dar o chá para a pessoa beber.

TONTURAS

1. Dar tres ou cinco beliscões na parte superior do nariz, quase na testa.

TORCICOLO

1. Sentar a pessoa que esta com torcicolo numa cadeira com encosto. Passar por tras da pessoa e colocar uma mão sobre seu torax e outra no queixo. Dar um puxão com força, para o lado que esta duro, virando a cabeça até emparelhar o queixo com o ombro.
2. Passar sobre o pescoço um pé de meia do conjuge.

TOSSE

1. Cortar uma beterraba em rodelas finas e coloca-las numa vasilha, em camadas, intercalando com açucar. Deixar no sereno por uma noite e tomar em colheradas, como xarope.
2. Fazer uma pedra-pomes e usar pendurada no pescoço.
3. Colocar sete folhas de hortelã num prato de louça e despejar sobre elas tres colheres de açucar. Deixar o prato descansar por 30 minutos sobre uma panela que
esteja no fogo. Despejar sobre o açucar derretido, tres colheres de cachaça. Tomar duas colheres, de duas em duas horas.
4. Deitar no lugar em que estava dei¬tada uma vaca, enquanto o lugar ainda estiver com o calor do animal.
5. Bater uma clara de ovo com tres colheres de açucar. Colocar num reci¬piente fechado e enterrar por sete dias. Tomar o liquido como xarope.)
6. Cortar sete rodelas de sabugo de milho, enfiar num pedaço de barbante virgem e amarrar no pescoço
7. Cortar uma folha de babosa em sete fatias. Lavar as fatias nove vezes, numa vasilha, mudando a agua a cada lavada. Colocar a babosa num prato e despejar arçucar sobre a parte intumescida. Deixar descansar no sereno por uma noite. Tomar o caldo que se formou, como xarope.
8. Cortar uma manga verde em vários pedaços, fazendo neles uma cruz. Coloca-los para ferver numa vasilha com agua serenada. Depois de ferver por tres minutos, deixar esfriar por 15 minutos e dar para o doente beber.
9. Cortar uma folha de urumbeba em duas partes, colocar açucar mascavo na parte cortada e deixar no sereno por uma noite, num prato de louça. Na manhã seguinte beber o melado que ficou na folha.
10. Pegar um fio de tucum (tambem conhecido como ticum), dar um nó na ponta e torce-lo, enquanto reza a oração "Estrela do Ceu". Quando acabar a orarção, dar um nó na outra ponta e amarrar o barbante no pescoço.
11. Para tosse comprida em criança, vesti-la de branco e sair a passear com ela, antes do Sol nascer, mudando de bairro.
12. Contra tosse de cachorro, fazer um rosario com cordão e grãos de milho, e colocar no pescoço do cachorro.

TRACOMA

1.Cortar uma cebola em rodelas grossas. Colocar num prato de louça branco e deixar no sereno por uma noite. No dia seguinte pingar a água da cebola nos olhos. No mesmo dia, comer cebola nas refeições.

TRAIÇÃO

1. Escrever o nome da pessoa numa folha de papel branco, e por cima do nome escrever um Pai-Nosso. Dobrar o papel sete vezes e coloca-lo dentro de um breve, para usar no pescoço.

TRAZER COMPANHEIRO DE VOLTA

1. Ir a um altar onde haja uma figura de Santo Antonio com um menino no colo. Rezar sete Ave-Marias e sete Pais-Nossos e retirar o menino do colo do santo, dizendo: "Só devolvo o me¬nino quando fulano (dizer o nome da pessoa que foi embora) voltar a ser meu companheiro." Quando ele vol¬tar, devolver o menino ao santo e re¬zar mais sete Ave-Marias e sete Pais¬-Nossos.

sábado, 1 de maio de 2010

TRANQUILIDADE NO LAR

1. Pendurar atras da porta principal da casa uma chave de aço, presa par um prego de aço.

TUBERCULOSE

1. Para evitar a tuberculose em crian¬<;as, alimenta-Ias durante tres meses com leite de jumenta.
2. Cozinhar um anu (passaro tam¬bem conhecido como anum) e dar para o doente comer, sem que ele saiba o que está comendo. 0 que so¬brar, enterrar num local onde o do¬ente jamais passe.
3. Dar duas folhas de agrião cru para o doente mascar, sete vezes por dia.
4. Colocar para ferver numa vasilha com água, uma folha de babosa, uma de gonçalo-alães, uma de mangabei¬ra, uma vassourinha-de-botao, uma aroeira-do-campo e um ramo de agrião. Deixar ferver por cinco minu¬tos, coar e dar para o doente beber, tres vezes por dia.
5. Pilar algumas folhas de mastruço (tambem conhecido como mentruz). Após, coloca-las para ferver numa va¬silha com água. Depois de frio, coar e engarrafar. Dar uma colher para o do¬ente beber em jejum, diariamen¬te.
6. Assar uma costela de cachorro e sova-la em pedras. Colocar os peda¬ços menores numa vasilha com leite de jumenta preta, e deixar ferver. De¬pois de frio, coar e dar para o doente beber.
7. Pegar 17 aruas (caramujos de pedra) e colocar numa vasilha com água para ferver. Quando os crustáceos sai¬rem das conchas, coloca-los em outra vasilha com agua e sal, para cozinhar. Coar e dar o caldo para o doente be¬ber.
8. Amassar a casca de um cumaru (tambem conhecido como cumbaru) e ferver numa vasilha com água. Deixar ferver por meia hora e adicionar tres colheres de açucar. Deixar ferver por mais 10 minutos, esfriar e coar. Dar cinco colheres por dia para o doente beber.
9. Colocar oito gotas de leite de pi¬nhao-bravo num chá de cidreira ou num copo de água quente que tenha serenado. Dar ao doente para tomar em jejum, durante 10 dias consecuti¬vos.
10. Derreter a banha de uma casca¬vel e servir uma colher por dia ao do¬ente.

TUMORES NA PELE

1. Separar nove graõs de feijão. A cada dia, molhar um grão na saliva, em jejum, e aplicar
sobre o tumor, enterrando-o logo a seguir, até que tenham sido enterrados os nove grãos.

2. Moer uma folha de chanana (tam¬bem conhecida como albina) e aplicar sobre tumor.

3. Amassar uma barata até que fique uma pasta. Misturar com uma colher de azeite-doce e aplicar sobre o tu¬mor.
4. Fazer uma pomada, misturando fo¬Ihas de pimenta-malagueta e banha de porco. Aplicar a pomada sobre o tumor e cobrir com um pano vir¬gem.

ULCERA GASTRICA

1. Fazer dois furos numa placa de chumbo do tamanho da palma do. mão e passar um cordão virgem. Amarra-la sobre a ulcera.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

UMBIGO



1. Para secar o umbigo do bebe, manter a tesoura aberta sobre a cama, até que ele seque.
2. Para evitar que a criança fique com o umbigo grande, pegar um frango (se for menino) ou uma galinha (se for menina), matar e limpar. Abri-lo sem deixar entrar água e retirar o figado. Colocar o figado sobre o umbigo da criança e enfaixar. No dia seguinte, retirar o figado e amarrar com o mesmo pano, num galho de arvore da espessura da cintura da criança.
3. Fazer uma massa com teia de aranha e picuma. Assim que cortar o umbigo do bebe, colocar essa massa em cima, para facilitar a cicatrização. Enterrar o cordao umbilical num local onde nao tenha ratos.
4. Raspar um tijolo vermelho e misturar com agua ate formar uma pasta. Colocar 0 emplastro obtido sobre o umbigo da criança, para secar mais rapido.
5. Se o bebe apresentar o umbigo crescido, antes da primeira mamadeira, dar-lhe para beber um chá de barba de milho adoçado.
6. Para corrigir umbigo crescido, aplicar sobre ele leite de mangaba, em chumaços de algodao, 3 vezes em um dia.
7. Para corrigir umbigo estufado ou "quebradura de umbigo", os pais da criança devem leva-la até uma figueira-braba, na manhã da primeira sexta-feira do mes. A mãe deve segurar a criança com o pé esquerdo apoiado no tronco da arvore. 0 pai, com uma faca virgem, deve recortar o contorno do pé, dizendo: "Em nome de Deus, em nome de Deus, quando esta casco. secar a quebradura ha de sarar." Depois de tirar a casca recoloca-la na arvore com a parte de dentro voltada para fora, e amarrar com cipó.
8. Colocar um ovo de primeira postura sabre o umbigo estufado.
9. Para sarar umbigo estufado, a mãe da criança deve tomar a circunferfmcia do mesmo e fazer uma abertura igual num pinhao-bravo, com uma faca virgem. A quebradura vai diminuindo gradualmente, conforme for fechando o talho no pinhao.
10. Medir o umbigo e cortar um pedaço de papel branco neste mesmo tamanho. Fazer um buraco num pe de pinhao e colocar o papel dentro, para o umbigo desinchar.
11. Para desinchar o umbigo de uma criança, leva-la ate um pé de jenipapo, fazer um buraco no tronco, com uma faca virgem, e introduzir o umbigo da criança no buraco, deixando assim por sete minutos.
12. Espremer tres folhas de erva de santa-maria e uma rama de erva de São Jõao (tambem conhecida como catinga-de-bode) e misturar o sumo com oleo de ricino. Dar para a criança beber o sumo, e aplicar as plantas amassadas sobre o umbigo.
13. Para curar umbigo inflamado, ao amanhecer raspar a primeira terra i1uminada pelos raios do Sol e coloear sabre o umbigo da criança,. deixando ali ate o Sol se por.
14. Para curar umbigo inflamado, medir a circunferencia do umbigo com um cordão e amarrar o cordao numa arvore.

UNHAS (evitar o crescimento)

1. Quando cortar as unhas do bebe pela primeira vez, a madrinha deve assoprar nos dedos da criança, para que as unhas cresçam devagar.

UNHEIRO

1. Fazer um buraco na parede e introduzir o dedo nele, tres vezes, dizendo: "Nunca vi unheiro verde, em buraco de parede.
2. Fazer um emplastro com tomate verde, fumo e farinha. Aplicar o emplastro sobre o unheiro.
3. lntroduzir o dedo afetado num ovo cozido.
4. Introduzir 0 dedo afetado no anus de uma galinha, tres vezes.

URINA FROUXA

1. Matar o galo mais cantador do galinheiro, tirar as pernas e colocar para ferver numa vasilha com água. Coar num pano e servir para o doente beber.
2. Aquecer um tijolo virgem no fogo e fazer o doente urinar sobre ele. Enterrar então 0 tijolo num lugar onde o doente jamais passe.

URINA PRESA

1. Deixar no sereno uma vasilha com aguardente. Colocar na manha seguinte uma casca de bordao-de-velho (tambem conhecido como beijao¬cru), uma folha de torem (arvore tambem conhecida como umbaoba) e uma flor de mão-de-sapa (tambem conhecida como cruz-de-malta). Deixar de molho tres dias e tres noites. Dar ao paciente uma colher ao amanhecer e outra ao entardecer.
2. Abrir uma torneira o maximo que puder e ficar ao lado dela durante 13 minutos.
3. Colocar agua morna em uma bacia e sentar-se nela.

URINAR NA CAMA

1. Tirar a Crista de um galo e coloca-la numa vasilha com um litro de agua. Deixar ferver por 10 minutos. Durante tres sextas-feiras, tomar uma xicara desse chá, em jejum.
2. Colocar uma pedra no fogo até que ela fique vermelha. Tirar e mamdar a criança urinar sabre ela.
3. Durante três segundas-feiras seguidas, colocar um tijolo virgem no fogo, até que fique bem vermelho. Pedir então para a criança urinar sobre ele, e joga-lo fora.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

VOMITOS

1. Para parar os vomitos de um doente, colocar um ovo de galinha dentro de um lenço e amarra-lo no pescoço do doente.

2. Para parar 0 vomitos, amarrar uma palha de milho no dedo polegar.

3. Para evitar que um doente vomite o que vai comer, fechar uma fechadura e amarrar a chave no pescoço do doente.

4. Para evitar que o doente vomite, faze-Io trancar uma fechadura e guardar a chave amarrada no pescoço.

VARISES

1. Torrar uma rã e moer. Salpicar o pó sobre as varizes.

VERMES

1. Cortar um mamão no pé, com uma faca virgem. Aparar o leite num copo, até a metade. Completar com leite de cabra e beber em jejum.

2. Colocar uma vasilha com água para ferver. Depois de fervida, acrescentar farinha de centeio e deixar esfriar. Dar para a criança beber em jejum, durante sete dias consecutivos.

3. Amassar meio mamão maduro com sete colheres de mel de abelha. Misturar em um pouco de goma de batata de purga e comer em jejum.

4. Raspar duas colheres de chifre de boi. Colocar numa vasilha com água e folhas de hortela, para ferver. Tomar o chá morno e adoçado.

5. Abrir um coco verde e tomar toda a água, em jejum.

6. Abrir uma abóbora madura ao meio e tirar todas as sementes de um lado. Torrá-las no fogo e moe-las. Colocar o pó misturado com a comida dar pessoa doente.

VESICULA

1. Cortar uma folha de mamão macho em sete pedaços. Com cada um deles fazer um chá, tomando uma xicara em jejum e outra antes de dormir, durante sete dias seguidos.

2. Pegar um ramo de capim por acaso, e prende-lo no cós da calça ou da saia, em cima do local dolorido.

3. Fazer um chá com lagrimas de Nossa Senhora (contas), tomar em jejum uma vês por dia.

VISITAS INDESEJÁVEIS

1. Para nao receber visitas indeseja¬veis, colocar uma moeda de um real presa na porta principal da casa.

2. Para fazer vistas indesejaveis irem embora, colocar uma vassoura atrás da porta, com 0 cabo para baixo.

3. Quando a visita estiver saindo de sua casa, jogar urn punhado de alpiste em suas costas, dizendo: "Assim como os passaros vão e não voltam, você, fulano (dizer 0 nome da visita), vá e não volte mais a esta casa."

4. Dar um nó numa toalha de rosto e deixar sobre a cama da pessoa que está recebendo a visita. Só tirar 0 nó quando a visita for embora.