pesquisas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

UMBIGO



1. Para secar o umbigo do bebe, manter a tesoura aberta sobre a cama, até que ele seque.
2. Para evitar que a criança fique com o umbigo grande, pegar um frango (se for menino) ou uma galinha (se for menina), matar e limpar. Abri-lo sem deixar entrar água e retirar o figado. Colocar o figado sobre o umbigo da criança e enfaixar. No dia seguinte, retirar o figado e amarrar com o mesmo pano, num galho de arvore da espessura da cintura da criança.
3. Fazer uma massa com teia de aranha e picuma. Assim que cortar o umbigo do bebe, colocar essa massa em cima, para facilitar a cicatrização. Enterrar o cordao umbilical num local onde nao tenha ratos.
4. Raspar um tijolo vermelho e misturar com agua ate formar uma pasta. Colocar 0 emplastro obtido sobre o umbigo da criança, para secar mais rapido.
5. Se o bebe apresentar o umbigo crescido, antes da primeira mamadeira, dar-lhe para beber um chá de barba de milho adoçado.
6. Para corrigir umbigo crescido, aplicar sobre ele leite de mangaba, em chumaços de algodao, 3 vezes em um dia.
7. Para corrigir umbigo estufado ou "quebradura de umbigo", os pais da criança devem leva-la até uma figueira-braba, na manhã da primeira sexta-feira do mes. A mãe deve segurar a criança com o pé esquerdo apoiado no tronco da arvore. 0 pai, com uma faca virgem, deve recortar o contorno do pé, dizendo: "Em nome de Deus, em nome de Deus, quando esta casco. secar a quebradura ha de sarar." Depois de tirar a casca recoloca-la na arvore com a parte de dentro voltada para fora, e amarrar com cipó.
8. Colocar um ovo de primeira postura sabre o umbigo estufado.
9. Para sarar umbigo estufado, a mãe da criança deve tomar a circunferfmcia do mesmo e fazer uma abertura igual num pinhao-bravo, com uma faca virgem. A quebradura vai diminuindo gradualmente, conforme for fechando o talho no pinhao.
10. Medir o umbigo e cortar um pedaço de papel branco neste mesmo tamanho. Fazer um buraco num pe de pinhao e colocar o papel dentro, para o umbigo desinchar.
11. Para desinchar o umbigo de uma criança, leva-la ate um pé de jenipapo, fazer um buraco no tronco, com uma faca virgem, e introduzir o umbigo da criança no buraco, deixando assim por sete minutos.
12. Espremer tres folhas de erva de santa-maria e uma rama de erva de São Jõao (tambem conhecida como catinga-de-bode) e misturar o sumo com oleo de ricino. Dar para a criança beber o sumo, e aplicar as plantas amassadas sobre o umbigo.
13. Para curar umbigo inflamado, ao amanhecer raspar a primeira terra i1uminada pelos raios do Sol e coloear sabre o umbigo da criança,. deixando ali ate o Sol se por.
14. Para curar umbigo inflamado, medir a circunferencia do umbigo com um cordão e amarrar o cordao numa arvore.

9 comentários:

  1. MH SUBRINHA ESTA COM O UMBIGO GRANDE O QUE EU FAÇO SO TEM APENAS UM DE VIDA GOSTARIA DAS AJUDAS VCS POIS AMO MH SUBRINHA.OBRIGADO;

    ResponderExcluir
  2. Minha filha recém nascida está com o umbigo aberto.Oque fazer?

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 15 anos ele tem umbigo grande como q eu faco pra afundar

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 28 anos como faço para furar meu umbigo

    ResponderExcluir
  5. Oi como secar mais rapido e fazer cair unbigo.
    Oje faz 26 dias.

    ResponderExcluir
  6. Meu umbigo é enorme,tenho 41 anos e hernia no umbigo,como poderia curar sem cirgurgia.

    ResponderExcluir
  7. Minha filha tem 5 meses e tá com umbigo grande pois ela chorava muito! !!!!o que eu faço pra ele voltar ao normal? ?

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem 11mes ela ta com o umbigo auto oque eu faço para afundar

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 11 meses e está com umbigo pra fora oq fazer ? Aqui no rio de janeiro é difícil achar remédio que o povo antigo indica

    ResponderExcluir