pesquisas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

TOSSE

1. Cortar uma beterraba em rodelas finas e coloca-las numa vasilha, em camadas, intercalando com açucar. Deixar no sereno por uma noite e tomar em colheradas, como xarope.
2. Fazer uma pedra-pomes e usar pendurada no pescoço.
3. Colocar sete folhas de hortelã num prato de louça e despejar sobre elas tres colheres de açucar. Deixar o prato descansar por 30 minutos sobre uma panela que
esteja no fogo. Despejar sobre o açucar derretido, tres colheres de cachaça. Tomar duas colheres, de duas em duas horas.
4. Deitar no lugar em que estava dei¬tada uma vaca, enquanto o lugar ainda estiver com o calor do animal.
5. Bater uma clara de ovo com tres colheres de açucar. Colocar num reci¬piente fechado e enterrar por sete dias. Tomar o liquido como xarope.)
6. Cortar sete rodelas de sabugo de milho, enfiar num pedaço de barbante virgem e amarrar no pescoço
7. Cortar uma folha de babosa em sete fatias. Lavar as fatias nove vezes, numa vasilha, mudando a agua a cada lavada. Colocar a babosa num prato e despejar arçucar sobre a parte intumescida. Deixar descansar no sereno por uma noite. Tomar o caldo que se formou, como xarope.
8. Cortar uma manga verde em vários pedaços, fazendo neles uma cruz. Coloca-los para ferver numa vasilha com agua serenada. Depois de ferver por tres minutos, deixar esfriar por 15 minutos e dar para o doente beber.
9. Cortar uma folha de urumbeba em duas partes, colocar açucar mascavo na parte cortada e deixar no sereno por uma noite, num prato de louça. Na manhã seguinte beber o melado que ficou na folha.
10. Pegar um fio de tucum (tambem conhecido como ticum), dar um nó na ponta e torce-lo, enquanto reza a oração "Estrela do Ceu". Quando acabar a orarção, dar um nó na outra ponta e amarrar o barbante no pescoço.
11. Para tosse comprida em criança, vesti-la de branco e sair a passear com ela, antes do Sol nascer, mudando de bairro.
12. Contra tosse de cachorro, fazer um rosario com cordão e grãos de milho, e colocar no pescoço do cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário